terça-feira, 21 de abril de 2009

POLÍTICA NO BRASIL

As campanhas eleitorais mais bem sucedidas deste século foram as que souberam despertar as maiores esperanças : Hitler prometeu mil anos de supremacia alemã; Wilson, uma guerra para acabar com todas as guerras; Lênin, o paraíso proletário; Kubitschek, cinqüenta anos de progresso em cinco. Trata-se de dar às miragens o aspecto de paisagens verídicas. (Mansour Chalita)
Em minha humilde opnião a política é uma das mais complexas artes, porém, no Brasil tornou-se sinônimo de coisa suja, assim é por causa dos desempenhos das pessoas que recebem nossos votos e também por não sabermos cobrar a quem delegamos poder.
No nosso país o indivíduo que recebe um cargo eletivo tem como primazia satisfazer seu ego, seu futuro político, acolher seus apaniguados e locupletar-se com as delícias do poder. Mas não era para ser diferente disso já que a maioria dos brasileiros não entendem a responsabilidade que é dar seu voto para alguém.
Quase todos nossos políticos podem ser enquadrados no pensamento do início deste texto.
Alguém discorda? Nem precisamos olhar para o passado porque temos muitos governantes que se encaixam perfeitamente nesta reflexão de Mansour Chalita.
Vide nosso Presidente Lula, lá fora ele é "o cara" aqui ele é o caos pois está caminhando para o final do segundo mandato e nada mudou neste país, aliás, quando deixar o governo ele poderia tentar trabalhar na area de marketing pois nisto ele é o cara.
Não fêz uma grande obra, não vai deixar nada para que seu nome seja lembrado positivamente.
Gostaria de fornecer umas idéias de obras que seriam uteis para o país e que deixariam seu nome na galeria dos grandes estadistas:
- estrada de ferro cortando o país de norte a sul e leste a oeste.
- ativar a navegação de cabotagem, visto que temos uma costa com milhares de km.
- elevar o nível da educação que é dada aos nossos alunos.
O presidente não é o unico que só preocupa-se com marketing e politicagem, nossos governadores e prefeitos estão na mesma situação.
No Rio de Janeiro o cidadão não vive mas sobrevive. Tudo está deficitário ou não funciona. Ruas esburacadas, sem iluminação, sem policiamento, sem atendimento médico.
Já notaram que pode-se fazer perguntas difíceis e mostrar os fatos que mesmo assim os políticos sabem escapar do aperto? Parecem que fazem cursos para usarem a lábia para nos fazerem de trouxas.
Mas que droga! Para onde vai o dinheiro dos meus impostos? Há uma sêde de encher os cofres que conseguiram transformar o código de transito em fonte de arrecadação.
O unico jeito de mudar esta situação é aprender a votar e cobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário